terça-feira, 21 de agosto de 2012

Para 2020

Ano que vem, o Comitê Olímpico Internacional se reunirá em Buenos Aires para decidir o programa olímpico de 2020.

E também quais provas exatamente serão disputadas em 2016. Os esportes estão decididos, mas ainda podem haver as inclusões de categorias, como mais três nas lutas femininas. Tem gente que fala até em disputas de futsal e futebol de areia, que entrariam na modalidade futebol, e por isso poderiam até acontecer. Mas acho difícil.

Para 2020, tentam a inclusão os seguintes esportes: Beisebol/Softbol(Agora tratados como um esporte só pelo COI), Patinação,karatê, squash,wakeboard, escalada e wushu.

A tendência é que um desses esportes acima entre no programa. Mas, para isso, um que está no programa terá de sair.

 Há algumas Olimpíadas, o  número de 302 provas está estabilizado. Depois de um século inteiro aumentando o programa, desde 2000 as provas olímpicas são entre 300 e 302. O último aumento ríspido foi de 96 para 2000, em que o número passou de 270 para 300.

E acho justo que o número pare por aí, para que uma medalha olímpica não vire uma coisa banal.

Sou contra a inclusão das provas de 50m peito,50m borboleta e 50m costas na Olimpíada, principalmente pelo fato de quem ganha essas provas, geralmente, são os velocistas e não os que nadam melhor esse estilo. Por exemplo, Cielo nem treina a prova de borboleta e é campeão mundial dos 50m borboleta. Rebeca Gusmão foi recordista brasileira dos 50m peito por um bom tempo.

Sou contra também a inclusão de provas do skiff simples peso leve no remo, em que Fabiana Beltrame é atual campeã mundial.Também acho que as provas de 500m da canoagem não devem voltar ao programa. Até a Olimpíada de Londres, as provas olímpicas eram 500m e 1000m e, em Londres, os 200m passaram a fazer parte, no lugar dos 500m.

Sou contra a inclusão de provas de duplas no tênis de mesa ou a entrada do tal basquete 3x3 que foi testado nos Jogos Olímpicos da Juventude.

O número de provas poderia até ser menor. Acho que 15 medalhas de ouro entregues no tiro um número demasiado. Poderia ser oito ou dez, no máximo. O levantamento de peso poderia ter suas categorias diminuídas para 6 no masculino e 6 no feminino. Por exemplo, a categoria até 69kg feminina teve apenas sete atletas em Londres.

Os saltos ornamentais sincronizados entraram no programa em 2000 mas acho que pouco agregam a competição. Os vencedores são sempre os mesmos, as provas não tem nem eliminatórias.

Enfim, acho que a Olimpíada tem o tamanho ideal. O número de esportes e de provas ideais. Crescer mais é bobagem.

Acho importante um esporte só entrar se outro sair. E que o número de medalhas não cresça!

Siga o blog no twitter: @brasilnorio

12 comentários:

  1. Concordo plenamente. Luta já distribui 18 medalhas de ouro. Pra que tanto?

    Se fosse pra fazer o negócio direito, 200 provas seriam o suficiente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E parece que para 2016 vamos ter mais tres categorias no feminino, chegando a 21 medalhas na luta olímpica...

      Acho um exagero..Assim como tantos outros esportes..

      Excluir
  2. Ai, adoraria ver patinação artística nas Olimpíadas! Mas concordo com a regra "entra um, sai um"

    ResponderExcluir
  3. não tinha um lance de que a sede incluia um esporte? eu sempre achei que olimpiadas no brasil incluiriam ou futebol de areia ou futsal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é no Pan. No Pan, o país sede sempre consegue dar uma mudada no programa.
      Tanto que o futsal foi esporte em 2007...pelota basca deu 12 medalhas de ouro no pan de 2011 no México.

      Agora, Olimpíada nao tem muito essa não. No MÁXIMO mudar algumas categorias. Ainda tenho esperança que a Star volte para 2016...

      Abraços!

      Excluir
  4. Só a favor da entrada dos seguintes esportes: caratê, beisebol/softebol, squash e futsal.
    Por mim deveria era sair do program, alias nem deveria ter entrado, era o golfe.
    Agora quanto as provas de 50 m peito, costas e borboleta na natação eu sou a favor e na minha opinião deveria entrar também a prova dos 800 m livre masculino e dos 1.500 metros livre feminino.E poderiam sair os revezamentos estilo livre e serem criadas as provas dos revezamentos 4X200 m medley e 4X50 m medley. Dessa forma teriamos no total 19 provas na natação.

    ResponderExcluir
  5. Assim, eu sou a favor que os esportes que são realmente olímpicos estejam nos Jogos Olímpicos. Eu sou contra limitar o número de modalidades, temos esportes muito populares que mal são cotados a entrar nos jogos (surf, skate, caratê,...). Excluir modalidades dos jogos na minha opinião não é muito certo, pois se ela é popular mundialmente, deve estar nos jogos, não pode ser excluída. Quanto ao n° de provas por modalidade eu também sou contra a um aumento, mas quanto aos esportes não, se o esporte é realmente olímpico (popular no mundo todo) eu acho que deveria estar lá, mesmo que passe dos 28. Sem falar que tem Olimpíadas de Inverno, que dessa vez aumentou de 86 eventos em 2010 pra 98 em 2014, mostrando que o COI é muito elitista com essas regras. Só acho um evento nas Olimpíadas que não pode estar lá do jeito que está: futebol masculino, é um dos mais populares, mas ser sub-23 por causa dos clubes eu acho errado.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o primeiro passo para um esporte ser olímpico é a Olimpíada ser o principal evento da modalidade.
    Assim, eu pensaria seriamente em tirar o futebol masculino e o tênis já que os jovens jogadores sonham em ser campeões da Copa do Mundo e de um Grand Slam e não de uma Olimpíada.
    Por isso não colocaria rugby e golf...A Copa do Mundo de rugby é o terceiro maior evento esportivo do mundo e dificilmenter uma medalha olímpica será mais impostante que esse título.

    Mas é isso aí!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não é estranho??? a Olimpíada que deveria ser a reunião do que existe de melhor do esporte mundial (pelo menos é assim no meu "mundinho encantado" kkkkk) não ter a presença das principais modalidades??? sei la, por mim até mesmo alguns esportes a motor fazem falta nos jogos!!!!É sério!!!!kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Mas é o rugby sevens que vai entrar, não o rugby 15 da copa do mundo, e o IRB disse que o mundial de sevens será extinto por causa das Olimpíadas.

      Excluir
  7. Sei la viu... acho que o COI está perdendo uma boa oportunidade com o futebol de areia, o vôlei de praia que em poucos anos tornou-se uma das melhores atrações dos jogos me parece um bom exemplo disso,se a tendencia é colocar esportes mais atrativos ao publico que outra modalidade poderia oferecer coisa melhor???? Horse Guard Parade que o diga!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o futebol de areia. Não seria mais um esporte, e sim apenas mais uma prova (do futebol) e teria alta popularidade (é só ver o sucesso do vôlei de praia).

    A hora seria agora: futebol de areia no Rio de Janeiro teria tudo a ver

    ResponderExcluir