Muitos perguntam por que o Brasil não é bom em modalidades como Levantamento de peso, luta olímpica, tiro, canoagem que dão, juntas, 64 medalhas de ouro numa Olimpíada.
Claro que tem muitos porquês, mas um deles é há quanto tempo o esporte é praticado no Brasil com relação aos outros países.
Por exemplo, o desempenho do Brasil na luta olímpica feminina é, atualmente, muito melhor do que o desempenho dos homens. Uma das respostas, talvez a principal, é que os homens tem mais de um século de atraso com relação aos outros países, enquanto as mulheres começaram há pouco tempo.
A luta feminina virou olímpica em 2004, há apenas oito anos. A luta feminina do Brasil começou "quase" ao mesmo tempo que nos outros países. Já a masculina tem anos e anos de atraso pois há um século a modalidade já era olímpica e o Brasil não tinha sequer pensava em criar um Comitê ou uma Confederação.
Outro exemplo é a prova de maratona aquática. A natação feminina do Brasil em piscina está bem fraca, mas nas águas abertas, o Brasil tem duas das melhores atletas do mundo, Poliana e Ana Marcela. A prova passou a ser olímpica em Pequim 2008. As brasileiras "começaram" ao mesmo tempo que os outros países, então conseguem ter um nível alto.
O boxe feminino virou olímpico em Londres 2012. E o Brasil foi um dos únicos quatro países que levaram equipe completa, com três atletas. Ou seja, o Brasil não é atrasado nessa modalidade, já que "começou" ao mesmo tempo que seus rivais.
Isso pode ser corrigido. O Brasil pode vir a ser forte no remo, na canoagem, ciclismo, esgrima etc etc mas é um caminho muito mais longo. São anos de defasagem...
Siga o blog no twitter: @brasilnorio
Nenhum comentário:
Postar um comentário