Nos esportes individuais, o Brasil terá o direito de levar pelo menos um atleta, mesmo se não tiver classificado pelos torneios pré olímpicos.
Agora, nos coletivos isso não acontece. O país sede tem a preferência de levar uma equipe, mas não necessariamente o direito.
Existe um termo nas regras que diz:
"O time precisa mostrar competividade e um sólido legado para modalidade no país"
Como já disse isso aqui, não existe a mínima chance do futebol,vôlei,basquete ou handebol ficar de fora. O polo aquático, tanto masculino como o feminino, também vão se classificar, apesar de não terem ficado entre os 12 melhores do mundo nos últimos mundiais. Mas são sim "competitivos", participam sempre de mundiais em todas as categorias. O Rugby, esporte que entra no programa em 2016, está crescendo muito no Brasil e com certeza as seleções nacionais estarão disputando a Olimpíada.
O problema brasileiro é o hóquei na grama, modalidade que começou a engatinhar por aqui dois anos antes do Pan do Rio, quando a equipe foi montada.
O hóquei na grama masculino está mostrando uma evolução.Já briga pela terceira posição nos campeonatos sul-americanos, quase conseguiu a vaga no Pan de Guadalajara- perdeu no play-off-, participou de forma honrosa(apesar de ter perdido todos os jogos) do Pré Olímpico mundial no último mês de abril e se classificou para a Copa Pan-Americana do ano que vem, ficando em segundo lugar na segunda divisão da Copa, disputada ano passado. As categorias de base estão começando a ter alguns bons resultados- Na Copa América juvenil que está sendo disputada nessa semana, o Brasil está com uma vitórias e uma derrota e pode sim brigar por um bom resultado.
Acho que o time masculino do Brasil vai sim disputar a Olimpíada.
Agora o feminino é um problema maior. Nas Copas Américas e campeonatos sul-americanos praticamente só derrotas. Na segunda divisão da Copa América, o Brasil ficou em terceiro e permaneceu na "série B". Na Copa América Juvenil,disputada essa semana, por enquanto são quatro derrotas em quatro jogos, todos perdidos por goleada.
Se fosse para ter uma opinião, acho que a Federação Internacional de Hóquei na grama juntamente com o Comitê Olímpico Internacional, vai 'liberar" a classificação do time masculino e deixar o feminino de fora.
Nas duas últimas Olimpíadas, britânicos e chineses tiveram times em todos os esportes coletivos, mesmo aqueles que não tem tanta tradição. Os britânicos, por exemplo, ficaram lá atrás no handebol, no vôlei e no polo aquático.
Em 2004, a Federação de Hóquei na grama escolheu por não dar a vaga para os gregos, que tiveram que disputar os torneios pré olímpicos e acabaram eliminados.
A decisão deve sair no ano que vem.
Siga o blog no twitter: @brasilnorio
Nenhum comentário:
Postar um comentário